Existem diversas opções de tratamentos para câncer de próstata. Saiba que elas são recomendadas pelo profissional de saúde, que considera uma série de fatores como a idade do paciente, seu estado geral de saúde e outras questões.
Além disso, um dos fatores mais importantes é o estadiamento da doença – processo que determina a localização e a extensão do câncer presente no organismo. Ele é levado em consideração na hora de fazer a escolha da melhor forma de tratar a doença.
Nesta publicação, você vai entender um pouco mais essa condição tão frequente entre os homens e conhecer as opções de tratamentos para câncer de próstata.
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga do corpo masculino. Ela envolve a uretra, ou seja, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Sua função é produzir um líquido que faz parte do sêmen, sendo responsável pela proteção dos espermatozoides.
Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a próstata, que tem o tamanho de uma ameixa em homens jovens e que se mostra maior com o tempo, não é responsável pela ereção ou pelo orgasmo.
Quais são os tratamentos para câncer de próstata?
Como você viu no começo deste texto, os tratamentos para câncer de próstata levam uma série de fatores em consideração. Continue lendo e entenda quais são os estágios da doença e quais terapias costumam ser aplicadas em cada um deles.
Estágio I
No estágio I, os tumores são pequenos e não cresceram fora da próstata. Geralmente, o crescimento é lento e não provoca sintomas no paciente ou tampouco acarreta outros problemas de saúde.
Nos casos de pacientes assintomáticos e tumores indolentes, a vigilância ativa é iniciada. Ela consiste no monitoramento do câncer com consultas e exames periódicos.
Caso o paciente decida se tratar, radioterapia e a prostatectomia radical são opções de tratamentos para câncer de próstata. Todas as formas de tratamento devem ser levadas em conta e discutidas entre o paciente e o médico, já que este deve informar os riscos e os benefícios de cada uma.
Estágio II
Os tumores do estágio II ainda estão contidos na próstata, mas são maiores. Quando não tratados com cirurgia ou radioterapia, são mais propensos a se disseminarem para além da glândula e provocarem alterações no organismo.
Na situação em que a doença não provoca sintomas, a vigilância ativa também é uma boa opção, mas a radioterapia pode ser uma possibilidade. Entre as alternativas de tratamentos para câncer de próstata para homens mais jovens e saudáveis, estão:
- Prostatectomia radical – que pode ser seguida por radioterapia, se necessário.
- Radioterapia.
- Braquiterapia.
- Combinação de radioterapia com braquiterapia.
- Vigilância ativa.
As opções de radioterapia poderão ser combinadas com hormonioterapia – que, para inibir o crescimento do tumor, diminui os níveis de testosterona no organismo. Tal opção ocorre quando o médico entende que há uma possibilidade maior do reaparecimento da doença depois do tratamento.
Estágio III
No estágio III, o tumor cresce fora da próstata e pode atingir a bexiga ou o intestino, mas não se disseminou para outros órgãos ou para os linfonodos. Tumores neste estágio têm mais chance de reincidência posteriormente ao tratamento.
As possibilidades de tratamentos para câncer de próstata no estágio III são:
- Radioterapia e hormonioterapia.
- Radioterapia e braquiterapia – em alguns casos, com a inclusão da hormonioterapia.
- Prostatectomia radical, que pode ser seguida por radioterapia e/ou hormonioterapia.
Homens com idade mais avançada ou outros problemas de saúde podem optar por tratamentos menos agressivos, como apenas a hormonioterapia ou a radioterapia.
Estágio IV
Caso haja o diagnóstico do câncer de próstata no estágio IV, certamente o tumor já se disseminou para áreas próximas, com a possibilidade até mesmo de ter atingido órgãos mais distantes ou linfonodos próximos (metástases).
Em alguns casos, os tumores neste estágio não são curáveis, porém podem ser tratados visando manter a doença sob controle e garantir a qualidade de vida do paciente.
Opções de tratamentos para câncer de próstata no estágio IV:
- Hormonioterapia, que pode ou não ser combinada com quimioterapia ou radioterapia.
- Quimioterapia.
- Cirurgia para aliviar sintomas como hemorragia ou obstrução urinária.
- Tratamentos para metástases ósseas.
Tratamentos para prevenir ou aliviar sintomas também costumam ser utilizados.
Como são os tratamentos
Agora que você conhece as possibilidades de tratamentos para câncer de próstata, é importante entender como eles se dão.
Radioterapia
A radioterapia utiliza radiações ionizantes, como o raio-x, por exemplo, com o objetivo de destruir um tumor ou impedir que suas células cresçam. Essa pode ser usada em combinação com outros tratamentos.
A braquiterapia também é um tipo de radioterapia, mas trata-se de um tratamento local para uma parte específica do corpo.
Quimioterapia
Por sua vez, a quimioterapia faz uso de medicamentos visando destruir células doentes que formam um tumor ou se multiplicam no organismo. As substâncias se misturam com o sangue, evitando também que elas se espalhem pelo corpo do paciente.
Hormonioterapia
Como citamos neste texto, a hormonioterapia tem o propósito de inibir o crescimento do câncer por meio da redução da testosterona no corpo do homem.
Prostatectomia
A prostatectomia é uma cirurgia para a retirada da próstata e é o tratamento mais realizado para tratamento em pacientes jovens e com tumores localizados. Existem diferentes formas de realizar o procedimento.
Se quiser conhecer a cirurgia robótica, acesse meu Instagram clicando aqui.