Você já ouviu falar sobre a técnica Rezum, utilizada para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP), popularmente conhecida como próstata aumentada?

Neste artigo especial do blog do Dr. Renato Corradi, você vai se informar a respeito desse problema, que é muito comum entre os homens, conhecer seus sintomas, causas, fatores de risco e outros pontos importantes.

Além disso, no tópico de tratamentos, vai entender como a próstata aumentada pode ser tratada com o auxílio de uma nova técnica, o Rezum, ainda menos invasiva, que tem tudo para proporcionar muito mais conforto e segurança aos pacientes.

O que você precisa saber sobre a hiperplasia benigna da próstata

Com o passar dos anos, é normal que os homens comecem a desenvolver determinadas alterações no organismo, especialmente na próstata, que é uma glândula muito importante para a saúde masculina.

Localizada abaixo da bexiga, a próstata tem a função de produzir um líquido que compõe parte do sêmen e é responsável por proteger os espermatozoides. Ela não tem qualquer ligação com a ereção ou com o orgasmo.

O envelhecimento faz com que o corpo passe por inúmeras mudanças, sendo o crescimento benigno da próstata, chamado de hiperplasia benigna da próstata, uma das alterações mais frequentes. Quando acompanhado e tratado, nos casos em que isso é indicado, o problema não costuma causar grandes complicações.

HPB e câncer de próstata são a mesma coisa?

Não. O câncer de próstata é caracterizado por um aumento descontrolado das células dessa glândula, que pode desenvolver um tumor maligno. Quando isso acontece, o paciente é diagnosticado com o câncer.

O crescimento da próstata é uma característica das duas situações e em ambas o homem pode apresentar determinados sinais e sintomas, algumas delas similares. Por isso, é tão importante fazer o acompanhamento adequado e investigar as causas.

Você vai entender melhor sobre isso nos próximos tópicos deste texto.

Que tal ler um e-book completo sobre o câncer de próstata?

Se preferir, você pode acessar agora um e-book completo sobre o câncer de próstata elaborado pelo Dr. Renato Corradi. É uma forma de entender como essa doença funciona e quais são as principais maneiras de se prevenir contra ela.

Neste conteúdo, que é totalmente gratuito e já está disponível para download, você vai encontrar diversas informações úteis e importantes, como por exemplo:

  • O que é o câncer de próstata e como ele se desenvolve;
  • Quais são os principais fatores de risco;
  • Principais alterações causadas pela doença;
  • Formas de prevenção;
  • Os tipos de câncer de próstata;
  • Tratamentos disponíveis e como eles funcionam;
  • Cirurgias para a retirada da próstata;
  • Comentários do Dr. Renato Corradi;
  • E muito mais!

Aproveite para se informar e cuidar da sua saúde! Acesse agora na imagem abaixo!

https://materiais.renatocorradi.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-cancer-de-prostata

Quais são as causas da hiperplasia benigna da próstata?

Muitos estudos seguem em andamento em todo o mundo, mas ainda não é possível descrever, com total clareza, quais são as causas reais do desenvolvimento da hiperplasia benigna da próstata nos homens.

Os médicos acreditam que há uma conexão entre o aumento desta glândula e as variações nos níveis de testosterona e de outros hormônios no organismo masculino, o que acontece com muito mais frequência em indivíduos mais velhos.

Durante a juventude do homem, a próstata é menor e costuma ter o tamanho aproximado de uma ameixa. Com o envelhecimento, que afeta bastante a glândula, ela cresce. Isso é ainda mais comum após os 50 anos de idade — segundo o Portal da Urologia, 50% dos homens a partir dessa faixa são afetados.

Fatores de risco

Como você viu, a idade é um importante fator de risco para o desenvolvimento da hiperplasia benigna da próstata. Existem, no entanto, outras causas comuns para o surgimento desse problema. Entre os principais, estão:

  • Histórico familiar de problemas na próstata;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Diabetes e/ou doenças cardíacas.

Com relação à idade, vale destacar que são bastante raros os casos em que homens com menos de 40 anos apresentam a HPB. O diagnóstico é mais comum a partir dos 55 anos e são ainda mais frequentes na faixa etária após os 70 anos.

Alterações causadas pela HPB

Falta pouco para você conhecer a técnica Rezum e entender como ela é um avanço importante para o tratamento da próstata aumentada. Antes disso, vale a pena esclarecer quais são os principais sinais e sintomas dessa condição.

Vale destacar que, independentemente de sentir ou não as alterações abaixo, é altamente recomendado fazer o acompanhamento de sua saúde urológica com um profissional competente e que desperte confiança.

Além da hiperplasia benigna da próstata, existem diversos outros problemas muito comuns entre os homens e que merecem ser investigados. O diagnóstico precoce é sempre muito importante e faz toda a diferença para eventuais tratamentos.

Principais sinais e sintomas

Uma característica comum da HBP é a compressão da uretra do homem, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Isso reduz o calibre da urina e pode trazer uma série de problemas, incluindo o impedimento do esvaziamento completo da bexiga. Também são sintomas comuns entre o público masculino:

  • Urgência na necessidade de urinar;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Dificuldade para iniciar a micção;
  • Fluxo urinário mais fraco ou interrompido;
  • Esforço para urinar;
  • Dor durante o ato de urinar.

A HBP pode trazer consequências?

É muito importante fazer o acompanhamento da hiperplasia benigna da próstata e, se for a recomendação do seu médico, o tratamento. Isso porque, em determinados casos, há o risco do desenvolvimento de algumas consequências.

Esse é o caso, por exemplo, da infecção urinária, que pode se tornar um problema comum. Quando um homem não consegue esvaziar completamente sua bexiga, bactérias podem se proliferar na urina residual e, assim, causar as infecções.

Outras complicações também podem atingir o trato urinário masculino, inclusive os rins, que são órgãos extremamente importantes. É fundamental fazer o diagnóstico precoce e seguir as recomendações médicas para evitar eventuais problemas.

O tratamento para a próstata aumentada

Além de evitar possíveis consequências, o tratamento contra a próstata aumentada tem o objetivo de garantir mais qualidade de vida para o homem, que pode perder o seu bem-estar dependendo dos sintomas apresentados pela condição.

Na maior parte das vezes, os medicamentos são a primeira alternativa de tratamento, mas nem sempre eles são eficazes. Nesses casos, é comum que uma intervenção cirúrgica seja indicada, sendo a opção mais frequente.

Com o avanço da tecnologia, os pacientes também podem contar com uma outra alternativa: a técnica Rezum, que você vai conhecer nos próximos tópicos.

O que é a técnica Rezum?

O Rezum é uma técnica que tem o objetivo de devolver à próstata as suas dimensões consideradas normais ou reduzir o seu tamanho. Assim, a uretra deixa de ser comprimida e o homem pode resgatar sua qualidade de vida.

Mas como isso é possível?

A técnica Rezum utiliza um aparelho de radiofrequência. Ao fazer a conversão da água em vapor, o dispositivo gera uma energia térmica que, ao ser direcionada para a glândula aumentada, elimina as células excedentes.

O processo é mais simples do que parece. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e não agressivo, realizado por meio da uretra, sem qualquer incisão. Por via endoscópica, é realizada a destruição do tecido de uma só vez.

Não há a necessidade de hospitalização e a intervenção é feita em ambulatório, sob anestesia local ou sedação, se for necessário.

O Rezum é indicado para todos os casos de HBP?

Conforme já citamos anteriormente neste artigo, nem todos os casos de hiperplasia benigna da próstata necessitam de tratamento. O Rezum, por sua vez, é indicado para alguns casos, especialmente quando outros métodos são:

  • Contraindicados;
  • Incapazes de gerar os resultados esperados;
  • Geram resultados insuficientes no tratamento;
  • Provocam efeitos secundários.

E depois do tratamento por Rezum?

Uma das principais vantagens da técnica Rezum é que ela é minimamente invasiva, o que diminui drasticamente o risco de eventuais complicações. Normalmente, os pacientes voltam para casa depois do procedimento.

A recuperação é rápida, assim como o retorno às atividades habituais do dia a dia.

Num primeiro momento, são esperados alguns sintomas urinários em razão da introdução do aparelho endoscópico na uretra. Um inchaço local também pode ocorrer e dificultar a saída da urina temporariamente.

Após a cicatrização, espera-se que todos os sintomas desapareçam e o homem possa, finalmente, recuperar a sua qualidade de vida e bem-estar.

Eficácia e resultados

Uma das principais vantagens da técnica Rezum está em sua eficácia. Os resultados costumam ser excelentes e os sintomas queixados pelos pacientes normalmente são eliminados pouco tempo depois do procedimento.

Os resultados também podem ser prolongados em comparação com outras técnicas, especialmente em relação ao tratamento medicamentoso. É fundamental, no entanto, manter o acompanhamento médico regular.

Procurando um médico de confiança?

Se você está à procura de um médico de confiança, converse com o Dr. Renato Corradi! Uro-oncologista, ele é especialista em cirurgia robótica, que também é um procedimento minimamente invasivo utilizado no tratamento da HBP e do câncer de próstata.

Referência em cirurgia robótica em Minas Gerais, já realizou mais de 3 mil cirurgias em 15 anos de uma carreira bem sucedida e guiada com o objetivo de transformar vidas e levar mais saúde e qualidade de vida ao público masculino.

Conheça melhor o Dr. Renato Corradi e marque agora uma consulta!

https://materiais.renatocorradi.com.br/agende-uma-consulta-com-dr-renato-corradi