Câncer de próstata tem cura? Muitos homens se perguntam sobre essa doença tão comum, mas muitas vezes deixam de se informar a respeito por medo ou até mesmo por vergonha, já que ainda se trata de um assunto considerado tabu.
É muito importante, no entanto, conhecer mais a condição, quais são seus sinais e sintomas, entender como ela se desenvolve, quais são seus estágios e os tratamentos indicados para cada caso.
Neste artigo, você vai se informar melhor sobre a doença, entender se o câncer de próstata tem cura e descobrir outros detalhes a respeito.
Além disso, vai encontrar um conteúdo completo e gratuito para saber ainda mais. Continue lendo.
O que é o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, que envolve a uretra e liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Ela tem o tamanho de uma ameixa em homens mais jovens e, com o passar dos anos, aumenta de tamanho.
Essa glândula, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é responsável pela ereção ou pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que faz parte do sêmen, nutrindo os espermatozoides.
O câncer de próstata é um tumor que afeta essa glândula.
Afinal, o câncer de próstata tem cura?
O câncer de próstata tem cura. É de extrema importância, no entanto, que seja feito o diagnóstico precoce. Por isso a relevância de informar-se melhor sobre a doença, seus sintomas e de procurar um médico especialista.
Durante todo o mês de novembro, diversas campanhas de conscientização são disseminadas pela mídia. O Novembro Azul tem o objetivo de levar informação sobre a doença para a população, além de incentivar os homens a cuidarem de sua saúde.
Quando é feito o diagnóstico precoce, as chances de cura variam entre 90% e 95%. As formas de tratamento são definidas de acordo com o caso de cada paciente. Você vai conhecê-las melhor neste texto.
Consulte-se com quem é referência em câncer de próstata e cirurgia robótica! Marque agora o seu agendamento com o Dr. Renato Corradi!
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
É muito importante se atentar aos sinais e aos sintomas do câncer de próstata.
Veja quais são os mais comuns:
- Dificuldade de urinar.
- Sangue na urina.
- Demora para começar ou terminar de urinar.
- Diminuição do jato de urina.
- Aumento na frequência.
Deve-se ressaltar que, em muitas ocasiões, tais sintomas não são causados pelo câncer de próstata. Vale destacar, entretanto, a importância de procurar um médico para investigar suas causas.
Acesse meu artigo especial sobre o câncer de próstata:
O que é câncer de próstata? Fatores de risco, sintomas e prevenção
Acesse um e-book completo e gratuito!
Informação nunca é demais e você pode saber ainda mais sobre o câncer de próstata em um e-book completo e gratuito que já está disponível! Elaborado pelo Dr. Renato Corradi, experiente no assunto e referência em cirurgia robótica em Belo Horizonte e na Região Metropolitana da cidade, ele reúne as principais informações.
Neste conteúdo, são abordados temas como:
- Outras informações sobre o câncer de próstata;
- As principais causas e fatores de risco;
- Manifestações mais comuns da doença;
- Os tipos de câncer de próstata;
- Novas informações relacionadas aos tratamentos e como funcionam;
- Cirurgias para a prostatectomia (a retirada da próstata);
- Comentários do Dr. Renato Corradi sobre o câncer de próstata e a cirurgia robótica.
É gratuito, completo e já está disponível para download! Acesse agora! Clique na imagem abaixo.
Os estágios e os tratamentos do câncer de próstata
Agora que você sabe que o câncer de próstata tem cura e que as chances aumentam com o diagnóstico precoce, é necessário conhecer melhor os estágios e os tratamentos para a doença.
É fundamental compreender que os tratamentos recomendados para cada caso variam de acordo com esses estágios, mas também levam em consideração outros fatores, como a idade do paciente, seu estado geral de saúde, entre outros detalhes.
Veja os estágios do câncer de próstata:
Estágio I
Tumores pequenos e que não crescem fora da próstata. Normalmente, apresentam um crescimento lento e que não provoca sintomas. Pacientes assintomáticos e com tumores indolentes são monitorados com consultas e exames esporádicos.
Radioterapia e prostatectomia radical são algumas das opções de tratamento.
Estágio II
No estágio II, os tumores ainda estão contidos na próstata, mas são maiores. Eles podem se disseminar para além da glândula quando não tratados com cirurgia ou radioterapia.
Para homens jovens e saudáveis, algumas alternativas de tratamento são a prostatectomia radical, a radioterapia, a braquiterapia, a combinação entre radioterapia com braquiterapia e a vigilância ativa.
Estágio III
Tumores crescem fora da próstata e podem atingir a bexiga ou o intestino, mas ainda não chegaram a outros órgãos ou aos linfonodos. Radioterapia, hormonioterapia, braquiterapia e prostatectomia radical são alguns dos tratamentos recomendados.
Estágio IV
Neste estágio, o tumor já se disseminou para áreas próximas e pode até apresentar metástases. Em alguns casos, os tumores não são curáveis e podem ser tratados para manter a doença sob controle e garantir a qualidade de vida do paciente.
A hormonioterapia (combinada ou não com quimioterapia ou radioterapia), a quimioterapia e a cirurgia podem ser tratamentos indicados. Terapias para prevenir ou aliviar sintomas também podem ser feitas.
Cirurgia robótica contra o câncer de próstata
Como você viu, uma das alternativas de tratamento para o câncer de próstata é a intervenção cirúrgica, em que é realizada a retirada da próstata. Vale destacar, no entanto, que existem diferentes técnicas.
Nos últimos anos, uma em especial vem ganhando muita popularidade em razão de sua eficácia e segurança: a cirurgia robótica. Você já ouviu falar dela? Trata-se de uma evolução da já conhecida laparoscopia, mas com ainda mais vantagens.
Veja alguns artigos já publicados no blog do Dr. Renato Corradi sobre o assunto:
Acesse também um e-book sobre a cirurgia robótica clicando aqui.
Conheça o Dr. Renato Corradi, referência em cirurgia robótica
O Dr. Renato Corradi é um médico uro-oncologista, especialista em cirurgia robótica.
Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, esteve no programa de research fellow do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, nos Estados Unidos, e é apaixonado pela área de uro-oncologia.
Além de atender diversas especialidades, se tornou uma referência em cirurgia robótica em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, realizando procedimentos em alguns dos melhores hospitais da capital mineira.
Tem dúvidas? Converse com o Dr. Renato! Agende agora uma consulta!
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONSULTA